Blog Vida da Pele

Tratar a Saúde dos Cabelos

3 erros para evitar
quando o assunto é dermatite seborreica

Muitas pessoas sofrem com a dermatite seborreica e ao ver vestígios de caspa nos cabelos ou nos ombros, tendem a buscar soluções que muitas vezes podem piorar a situação. Veja as dicas sobre como combater esse problema.

Erro #1: Se sentir culpado

O aparecimento da caspa está fora do nosso controle e não é de maneira nenhuma uma falta de higiene pessoal. 1/3 da população sofre de caspa. Se oleosa ou seca, a causa é o mesma: secreção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, que conduz a uma proliferação de levedura natural na superfície do couro cabeludo. Em doses elevadas , este fermento pode irritar a pele e enfraquecer a barreira cutânea. Isso faz com que o couro cabeludo fique mais sensível.

Erro #2: Lavar agressivamente

Não tente resolver o problema lavando o cabelo com muita freqüência ou de forma agressiva. Durante um longo período, esta abordagem vai fazer com que o seu couro cabeludo fique ainda mais sensível e pode inclusive deixá-lo inflamado. A melhor opção é lavar o cabelo todos os dias, no máximo, e escolher um shampoo anti-caspa com pH neutro, se possível, para restabelecer o equilíbrio ácido-base do seu couro cabeludo. Por fim, optar por novas texturas - shampoos livre de sulfato, por exemplo - que respeitem a fibra capilar e são gentis com couro cabeludo sensível, e olhar para os ingredientes ativos que são comprovadamente eficazes na caspa (como dissulfeto de selênio, piroctona olamine, ácido salicílico, ceramidas, zinco, selênio).

Erro #3: Tentar formular seu próprio shampoo

Ao inventar o seu próprio shampoo a partir de óleos essenciais, você irá provavelmente, só piorar as coisas. Os óleos essenciais são muitas vezes alérgicos e podem agravar escalpos frágeis.  #ConsulteSempreSeuDermatologista

As soluções de Vichy