Alguns recursos de contribuições e inscrições não estão disponíveis.
Todos esses recursos estarão em breve disponíveis novamente.

This site is currently under maintenance.

Some features of contributions and enrollment are not available.
All these features will soon be available again.

Blog Vida da Pele

Tratar a Transpiração

Como controlar a transpiração

A transpiração é um mecanismo natural e necessário, porém, o seu excesso pode causar constrangimentos no dia-a-dia. Conheça algumas maneiras para controlar esse problema.

Por que transpiramos?

Quando a temperatura do corpo aumenta, a pessoa transpira. Esse processo alivia a sensação de calor. O controle desse mecanismo é determinado pelo sistema nervoso autônomo, ou seja, é involuntário.
Porém, algumas pessoas transpiram mais do que outras, principalmente nas axilas, mãos, pés, face e couro cabeludo. Esse excesso pode causar constrangimento, pois interfere no convívio social de quem apresenta o quadro de transpiração excessiva.
Muitas pessoas têm a chamada hiperidrose, que é a sudorese em grande quantidade. Outras suam mais do que as outras, mas não chegam a apresentar esse distúrbio. O que vai determinar o grau de transpiração em uma pessoa é a herança genética e o metabolismo.

Cuidado redobrado com as axilas

Menos de 1% da transpiração diária vem da axila, porém a região é a que mais sofre com as consequências da transpiração. Isso porque a axila é um local abafado, fazendo com que o suor não evapore facilmente. Com isso, a região torna-se ideal para abrigar bactérias causadoras do mau odor. Isso explica porque a sudorese nas mãos não possui odor, afinal, a região não é abafada.
Uma boa medida para controlar o suor na região é utilizar um bom antitranspirante, produto que têm a função de agir contra as bactérias e a sudorese.

O que pode piorar a sudorese

Alguns elementos podem agravar o odor ou até mesmo aumentar a quantidade de suor liberada. Se você sofre com o problema, saiba o que evitar:- Curry, pimenta, alho, cebola e álcool: Alteram a textura do suor e passam seu odor para a pele;
- Chocolate e derivados, mostarda, guaraná em pó, gengibre, páprica, cominho, café e chá: Estimulam o suor em quem já é propenso a ter hiperidrose.
- Tecidos sintéticos, plásticos ou impermeáveis. O recomendado são roupas de algodão. Não se esqueça de procurar um médico para avaliar o seu caso. Buscando medidas preventivas, é possível aproveitar o dia-a-dia sem constrangimentos.

As soluções de Vichy