Alguns recursos de contribuições e inscrições não estão disponíveis.
Todos esses recursos estarão em breve disponíveis novamente.

This site is currently under maintenance.

Some features of contributions and enrollment are not available.
All these features will soon be available again.

Blog Vida da Pele

Proteção da pele contra o sol

Dúvidas comuns
sobre a exposição ao sol

Informar-se sobre todos os cuidados e benefícios referentes à exposição solar é essencial para a saúde da pele. Conheça as dúvidas mais frequentes sobre o sol.

1 - Qual o FPS ideal para o dia a dia?

Uma pessoa com a pele branca pode usar fator de proteção acima de 30. Já as peles mais morenas ou negras podem utilizar FPS acima de 20. Lembrando que o protetor solar deve ser aplicado pela manhã, e ser reaplicado antes de sair para almoçar. Essa orientação é voltada para pessoas que não possuem melasma ou que não realizaram tratamentos estéticos que deixam a pele mais sensível.

2 – Qual o FPS ideal para um dia de praia?

Se a pele for clara ou morena clara, o fator mínimo deve ser o 50. Se a pele for morena escura ou negra, deve-se utilizar um fator mínimo de 30.

3 – Fatores acima de 30 são todos iguais?

Não é verdade. Acima de 30 o ganho de proteção aumenta, mas em menor proporção. Como no Brasil apenas 31% das brasileiras usam protetor solar regularmente, é sempre aconselhável o maior fator de proteção. Lembrando que o ideal é o uso diário.

4 – Depois de aplicado o protetor, deve-se aguardar quanto tempo pela proteção?

Alguns produtos já oferecem proteção imediata, porém, caso o produto escolhido não tenha essa informação, é necessária a aplicação 30 minutos antes da exposição ao sol. Caso a pessoa se molhe ou transpire, deve-se reaplicar o produto após se secar.

5 - As versões em gel, spray e mousse protegem como os cremes?

Sim. O importante é a capacidade de proteção contra os raios UV, independente da textura. Os protetores são submetidos a testes para comprovar sua propriedade de filtrar os raios UV e, nesse processo, o que é analisado são os princípios ativos.

6 - Qual o melhor protetor para as peles oleosas?

As texturas ideais são em gel, gel-creme, sérum e mousse, que são mais leves. Observe se o seu protetor possui alguma dessas características voltadas para esse tipo de pele: toque seco, efeito mate, oil free e controle da oleosidade.

7 – Quais as outras formas de se proteger do sol, associado ao uso do protetor?

Muitas outras medidas podem se associar ao uso do protetor, como o uso de chapéu de abas largas (mínimo de 7,5cm), óculos escuros com proteção UV de 400+ e tomar cuidado com os horários de exposição ao sol (até 10h e após 16h).
A sua pele está protegida? Proteja-se e aproveite o sol com segurança!

As soluções de Vichy