Blog Vida da Pele

Limpar a Pele do Rosto

Mitos e verdades sobre a pele oleosa

Mais de 80% das mulheres brasileiras possuem a pele oleosa, característica que se que agrava no verão. Saiba como amenizar a oleosidade da sua pele durante a estação mais quente do ano.

O que torna uma pele oleosa é a produção excessiva de sebo, provocada pela herança genética ou por outros fatores, como alterações hormonais, excesso de sol, variação climática, estresse ou alimentação inadequada. Ela se caracteriza pelos poros dilatados e pela aparência sempre brilhante, principalmente na zona T: queixo, nariz e testa.Conheça o que é mito e verdade sobre a produção de sebo:

- Lavar o rosto muitas vezes durante o dia elimina a oleosidade.

MITO. A maioria das pessoas que tem a pele oleosa costuma lavar o rosto várias vezes durante o dia. Porém, essa prática estimula a produção de sebo, pois quando o manto lipídico é frequentemente removido, a produção de sebo se torna maior, desencadeando um efeito rebote. O ideal é lavar o rosto pela manhã e à noite e ter lenços umedecidos na bolsa para retirar a oleosidade durante o dia.

- Quem tem pele oleosa pode usar maquiagem todos os dias.

VERDADE. A maquiagem só agrava a oleosidade quando não é adequada para esse tipo de pele. Procure produtos que matificam e oil free (não oleosos), específico para peles oleosas. Uma boa dica são os primers, produtos leves, voltados para a pré-maquiagem e que absorvem todo o brilho da pele.

- A oleosidade piora no verão.

VERDADE. O sebo atua como um fotoprotetor a fim de evitar a evaporação da água causada pelo calor excessivo.

- Banho quente melhora a oleosidade.

MITO. Pelo contrário: A água quente retira a camada de gordura da pele que, para compensar a perda dessa proteção natural, acelera a produção de sebo. O ideal é água morna para fria.

- A alimentação influencia na produção de sebo.

VERDADE. Estudos recentes apontam que os carboidratos, principalmente os derivados de farinha branca (pão, massa, biscoitos e doces em geral) e o leite desnatado podem estimular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Controlar o consumo desses alimentos é mais uma medida que colabora para quem sofre com pele oleosa. Siga as nossas dicas e passe o verão com a pele bonita durante todo o dia!

As soluções de Vichy