Blog Vida da Pele

Proteção da pele contra o sol

Tudo o que você precisa saber
sobre Raios UV

Descubra as dicas de nossos especialistas sobre como Proteger a Pele do Sol!

Será que todos nós reagimos aos raios UV , da mesma forma?

Infelizmente não. Nós nascemos com diferentes fototipos  que têm diferentes níveis de tolerância para a exposição ao sol . Aqueles mais escuros têm uma proporção maior de melanina escuro, o que lhes dá maior proteção contra os raios UV, mas não significa que eles não precisam usar proteção solar.

Será que a queimadura sempre significa que a pele foi danificada?

Sim. A queimadura solar é o resultado de uma overdose de sol sobre a pele. O efeito imediato é que a pele se aquece e começa a descascar, mas o impacto, no fundo, é muito mais grave. As células não são mais capazes de reparar-se corretamente, levando a danos irreversíveis.

É possível se bronzear com segurança?

Só se você seguir as regras básicas. Evite os horários entre 10 e 15 horas, pois é quando ocorre a maior incidência de raios UV.  Além disso, é fundamental proteger a sua pele com um FPS de no mínimo 30. Ao contrário da crença popular, isso não vai impedir a melanina, que causa bronzeamento, de subir para a superfície da pele. Outra vantagem da escolha de um FPS alto é que ele permitirá que você possa se queimar gradualmente, o que significa que o seu bronzeado vai permanecer na pele por mais tempo e não vai desaparecer assim que você voltar de suas férias.

Alguns alimentos podem me ajudar a obter um bronzeado?

Sim. Alguns suplementos nutricionais ajudam a preparar a pele antes e durante a exposição ao sol. É recomendável consumir alimentos antioxidantes carotenóides, conhecidos por estimular a produção de melanina. Estes carotenóides estão presentes em todas as frutas e vegetais de cores vivas, incluindo cenouras, manga, damascos, pimentas, morangos, cerejas, abóboras, tomates e agrião. Quanto mais colorido o fruto, mais maduro e rico em carotenóides ele é. Uma dica final: para absorção de betacaroteno ideal, adicione um toque de gordura comendo um par de nozes ou algumas gotas de azeite.
#ConsulteSempreSeuDermatologista

As soluções de Vichy