Cabelos oleosos se caracterizam pelo aspecto opaco e gorduroso, muitas vezes parecendo estar sujo. Isso acontece devido à produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, que entram em hiperatividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo por fatores genéticos. Porém, estresse e maus hábitos podem agravar o problema. 

 

Hábitos prejudiciais para quem tem cabelos oleosos:

- Lavar o cabelo com água muito quente.
- Usar bonés, chapéus ou faixas diariamente.
- Escovar os cabelos com muita frequência.
- Passar as mãos no cabelo a todo o instante.
- Usar produtos muito próximos à raiz.
- Fazer escova progressiva
- Estresse

 

Dicas para evitar a oleosidade:

- Não exagere na quantidade de condicionador para seu cabelo. Isso não vai interferir no resultado. Outro ponto importante é a aplicação do produto somente nas pontas, tendo o cuidado para não passar na raiz. Caso contrário, o cabelo ficará mais oleoso e poderá causar caspa. 

- Se o seu cabelo já é oleoso, evite a escova progressiva, pois a tendência é lavar menos o cabelo para manter por mais tempo o efeito do tratamento. 

- Utilize um shampoo específico para cabelos oleosos e um condicionador suave. Shampoos anti-resíduos também são aconselháveis.

- Utilize secador de cabelo na temperatura mais baixa.

- É mito achar que lavar o cabelo todo dia danifica os fios. Quem tem o cabelo oleoso deve lavar o cabelo diariamente a fim de evitar o acúmulo de sebo.

- Lave o cabelo com água fria ou, no máximo, com água morna. Mas, o ideal é finalizar a lavagem com água fria ou, até mesmo, com água mineral, que tira o cloro e deixa o cabelo mais solto e brilhante.

 

São dicas simples, mas que fazem toda diferença na qualidade do seu cabelo. Não se esqueça de procurar um profissional para avaliar o melhor tratamento para o seu caso.