A menopausa importa: dicas de experts para cuidar da sua pele

Com a chegada da menopausa chegam também diversas mudanças inesperadas que acontecem em sua pele. Leia abaixo nossos conselhos caso você esteja se aproximando deste momento em sua vida. Caso já tenha passado por ele, veja algumas dicas de beleza emergenciais.

O que acontece durante a menopausa?

Os sintomas característicos da menopausa podem variar para cada pessoa, mas especialistas definem como "menopausa" o momento em que percebemos o fim permanente dos ciclos menstruais. Há a perda de atividade dos ovários e nossos corpos passam a produzir menos estrogênio. O que estamos dizendo no fim das contas? Essa perda de estrogênio pode ter efeitos muito significativos em seu bem-estar, seja físico ou emocional, resultando em sintomas da menopausa, como:  ondas de calor, suor excessivo, mudanças repentinas de humor, complicações cardiovasculares, princípio de osteoporose e diminuição dos níveis de colágeno na pele.

Sua pele durante a menopausa

Conforme você vai envelhecendo, a pele pode se tornar vítima da chegada de rugas teimosas, linhas finas, falta de hidratação e falta de luminosidade. Mas com a menopausa se aproximando, essas mudanças na pele podem se tornar ainda mais aparentes — é como se o processo de envelhecimento começasse a se apresentar em alta velocidade. A menopausa se manifesta em sua pele através da perda de lipídios e isso resulta em uma pele mais seca e mais fina. E níveis mais baixos de estrogênio costumam estar diretamente ligados à perda de volume na pele da face, fazendo com que o rosto pareça flácido e pálido do dia para a noite. “Com a menopausa, observa-se um ressecamento notável, além da perda de viço e sustentação. Há também uma diminuição da produção de colágeno, aumento da degradação de elastina e afinamento da epiderme, o que colabora para o aspecto seco e frágil da pele menopausada”, explica Dra. Lilia Guadanhim, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Menopausa: atualize sua rotina de cuidados com a pele

A pele madura precisa de um cuidado um pouco mais gentil e atencioso do que as outras. Algumas pequenas mudanças em sua atual rotina de cuidados podem ajudar a minimizar o impacto dos sintomas da menopausa. “Para o corpo, recomenda-se adotar banhos curtos e mornos, com sabonetes suaves, seguidos por hidratantes potentes. Para o rosto, é importante combinar ativos responsáveis pelo estímulo da produção de colágeno - como o ácido retinóico e retinol -, com redensificadores dérmicos - como os produtos contendo pro-xylane, ácido hialurônico e hediona”, recomendou a dermatologista. E finalmente, é crucial proteger dos raios UVA e UVB, que causam danos e são as maiores causas responsáveis por fotoenvelhecimento, manchas escuras e doenças de pele. Para evitar danos, use um protetor solar de amplo espectro com um fator de proteção nunca inferior a 30, todas as manhãs.

A pele precisa de mais carinho e cuidados à noite

Levando em conta que sua pele é mais frágil e fina durante a menopausa, evite esfregá-la de maneira muito bruta ou utilizar de produtos com muito álcool, que podem fazer o ressecamento piorar. Procure cremes de limpeza de pele que aumentem a umidade, como um sérum a base de óleo ou um bálsamo hidratante. Além disso, o tecido da pele armazena mais água à noite durante a menopausa, o que causa um certo inchaço. Escolha um tratamento para a pele adaptado à situação, que possa reforçar a drenagem noturna enquanto compensa a perda de água e lipídios. "Também é o momento perfeito para cuidar de sua pele aplicando uma máscara e/ou fazer uma massagem facial para remodelar os contornos,  ajudando o produto a penetrar da melhor maneira”, completa a especialista.

Leia mais

Cuidado facial

Cinco dicas para prevenir a formação de rugas

As rugas se desenvolvem devido a uma combinação de múltiplos fatores. Para que você possa sair na frente e evitar que elas se desenvolvam, aqui estão nossas cinco melhores dicas… Diga adeus às rugas antes mesmo de elas surgirem!

Leia o artigo

Cuidado facial

Tratamentos anti-idade: tudo que você precisa saber

Quando você percebe pequenas linhas finas aparecendo, é hora de tomar uma atitude! A expert Florence Benech, farmacêutica e diretora internacional de desenvolvimento da divisão de Cosmética Ativa de L'Oréal nos deu um guia completo das mais recentes descobertas da tecnologia dos produtos com propriedades anti-idade.

Leia o artigo

go to top