Os cinco melhores ingredientes anti-idade: eles são realmente tudo isso?

Ingredientes ativos com propriedades anti-idade parecem conter o cobiçado segredo da juventude eterna. Mas todos esses ingredientes ativos podem acabar gerando uma enorme confusão, então pedimos para nossa especialista de Vichy falar um pouco sobre os cinco melhores.

Pro-xylane, Retinol, ácido hialurônico, vitamina C, Ramnose e Adenosina parecem conter o cobiçado segredo da juventude eterna. Esses ingredientes de propriedades anti-idade podem ser encontrados hoje em dia em uma enorme gama de produtos, indo desde cremes anti-rugas com efeitos de firmeza e lifting até cremes preenchedores de rugas e tratamentos para re-esculpir os contornos da face. Entenda mais sobre como esses poderosos ingredientes ativos com propriedades anti-idade funcionam: veja os tratamentos anti-idade explicados por Pascale Mora, Diretora de Comunicação Científica da Vichy Internacional.

O que é um ingrediente ativo com propriedades anti-idade?

Damos esse nome a um grupo de moléculas que ajuda no combate do envelhecimento celular dando força à síntese celular, que passa por uma diminuição gradual ao longo do tempo, naturalmente. "De maneira ideal, um tratamento anti-idade deve ser aplicado duas vezes ao dia, pela manhã e novamente à noite, pois sua pele é muito mais receptiva durante o período noturno", recomenda Mora.

Ácido hialurônico: preencha as rugas de superfície da pele

Esse ingrediente ativo é uma macromolécula que ocorre naturalmente na pele. "Ele atrai e armazena água nas camadas mais profundas da pele, criando um efeito de preenchimento, quase como uma almofada", explica Mora. É um ingrediente especialmente eficaz no combate às rugas e dá à pele um efeito uniforme, suavizando o rosto.

Retinol: tratamento anti-rugas profundo

O Retinol é um derivado da vitamina A, que também está presente naturalmente na pele. Ele incentiva a regeneração celular no nível mais profundo da epiderme, e, dessa forma, previne que as células que lá estão se formando envelheçam muito rápido conforme vão subindo em direção à superfície da pele. "Ao preencher a camada 'viva' da epiderme, o Retinol preenche as rugas mais profundas", diz Mora. E não se esqueça: "O Retinol pode fazer com que sua pele fique mais sensível ao sol, então de maneira alguma abra mão do protetor solar, sempre com um fator de proteção superior a 30".

Ramnose: propriedades de firmeza, lifting e anti-rugas

A ramnose é um açúcar extraído das plantas do gênero Rhamnus. Ele causa uma série de reações diferentes em todos os níveis da pele, do mais profundo, na derme, passando pela junção dermo-epidérmica, até à camada externa da epiderme. A ramnose ataca as rugas e fortalece a firmeza da pele — então podemos presumir que sua função é a mesma da vitamina C? "Não exatamente", explica Mora. "Ainda que ambos ajam nas camadas mais profundas da pele, a ramnose tem um efeito bem mais amplo e atinge mais moléculas."

Pro-xylane: propriedades de volume e firmeza

Pro-xylane é um ingrediente originário de pesquisas da L'Oréal, obtido da xilose natural, e que interpreta um papel essencial na síntese dos GAGs (glicosaminoglicanos). Ele é capaz de fazer com que a pele fique mais encorpada e tenha mais volume. Agindo sobre as propriedades biomecânicas da pele, ele reforça a coesão entre derme e epiderme. Dessa forma, as rugas são visivelmente reduzidas, as pigmentações diminuem e a qualidade e textura apresentam uma melhora significativa.

Adenosina: para um efeito dermo-relaxante

A adenosina tem um efeito de relaxamento, e graças a ele, consegue limitar a acentuação das rugas de expressão que se formam ao longo do dia. Além disso, novos avanços tecnológicos das pesquisas da L'Oréal evidenciam seu papel na produção do metabolismo energético celular.

Leia mais

Cuidado facial

Cinco dicas para prevenir a formação de rugas

As rugas se desenvolvem devido a uma combinação de múltiplos fatores. Para que você possa sair na frente e evitar que elas se desenvolvam, aqui estão nossas cinco melhores dicas… Diga adeus às rugas antes mesmo de elas surgirem!

Leia o artigo

Cuidado facial

Tratamentos anti-idade: tudo que você precisa saber

Quando você percebe pequenas linhas finas aparecendo, é hora de tomar uma atitude! A expert Florence Benech, farmacêutica e diretora internacional de desenvolvimento da divisão de Cosmética Ativa de L'Oréal nos deu um guia completo das mais recentes descobertas da tecnologia dos produtos com propriedades anti-idade.

Leia o artigo

go to top