Tudo limpo: como cuidar de seus produtos de beleza

Saiba a melhor maneira de cuidar de seus produtos favoritos para evitar cair em diversas armadilhas comuns em relação à maquiagem e dermocosméticos.

Mantenha sua pele segura: evite bactérias

Como qualquer outro produto natural, os dermocosméticos têm uma data de validade. Parece óbvio, mas sempre lembre-se de lavar suas mãos antes de aplicar qualquer produto diretamente no rosto. No caso dos pincéis de maquiagem, lave-os ao menos uma vez por mês, utilizando um líquido limpador de pincéis ou shampoo para bebês diluído em água morna. Certifique-se de que qualquer tipo de tubo ou pote tenha sido fechado firmemente, incluindo cremes, hidratantes e gloss labial, pois, por serem a base de água, esses produtos têm uma validade menor do que os em pó. Finalmente, evite colocar o pincel da máscara de novo no tubo antes de aplicar nos cílios. O vácuo criado por esse movimento encoraja a proliferação de bactérias e faz com que sua máscara seque mais rápido.

Guardar os produtos de maneira correta: por que isso é crucial?

Colocar produtos delicados como creme para a área dos olhos, séruns ou máscaras faciais orgânicas na geladeira não necessariamente aumenta a validade. Mas o efeito gelado pode ajudar com a pele machucada ou inchada e também diminuir sintomas de vermelhidão. Evite colocar maquiagem ou esmalte na geladeira, já que esses produtos foram feitos para serem usados em temperatura ambiente — a condensação pode fazer com que batons percam pigmento e/ou a fórmula pode se separar. Tente não deixar sua maquiagem à mostra no banheiro, onde o ar é geralmente úmido — um armário ou gaveta são opções melhores.

Entendendo a data de validade: quando é que o produto está realmente velho?

Então, como você sabe quando seus produtos estão começando a passar da data de validade? Como já foi mencionado, produtos à base de água, como cremes e séruns, tendem a envelhecer mais rapidamente do que os produtos em pó. É importante seguir as recomendações no verso da embalagem, que são resultados de testes específicos.

Produtos têm um logo PAA ('período após abertura') com um número que indica por quantos meses o produto pode ser usado de maneira segura

A especialista Laurie Jacquet, Diretora de Comunicação Científica da Vichy, recomenda anotar quando um produto é comprado para evitar que ele passe de sua data de validade. A informação relacionada ao "período após abertura" pode ser encontrada no verso da embalagem, geralmente em um desenho no formato de pote com um número seguido de uma letra "M" (3M, 12M) para designar por quantos meses o produto pode ser usado de maneira segura — em outras palavras, a data que indica a "vida útil". Você também pode encontrar informações relativas à "data de validade" do produto ("válido até"), o que, ainda que seja apenas uma recomendação, deve ser considerada quando você pensar em investir em um novo produto. Para mais conselhos em relação a como cuidar de seus produtos de beleza e utilizá-los ao máximo, clique aqui.

Leia mais

Cuidado facial

Cinco dicas para prevenir a formação de rugas

As rugas se desenvolvem devido a uma combinação de múltiplos fatores. Para que você possa sair na frente e evitar que elas se desenvolvam, aqui estão nossas cinco melhores dicas… Diga adeus às rugas antes mesmo de elas surgirem!

Leia o artigo

go to top