Ao enviar, você concorda com os termos de uso.

Você pode enviar dúvidas e sugestões para:  http://www.vozdabeleza.com.br/cadastro/?b=vichy

Você pode consultar nossa Política de Privacidade e nossas informações Legais.

OK

OKCancel

Thank you

Close

Manchas e imperfeições: cuidado para todos os tons de pele

Não importa qual é o seu tom de pele, você com certeza irá passar por momentos em que sua pele não estará perfeita, com manchas e acne aqui e ali. Ainda assim, a maneira como sua pele reage a essas imperfeições depois — seja com desidratação ou cicatrizes — pode variar bastante dependendo da intensidade da pigmentação.

Tudo está relacionado à melanina

O que determina a cor da pele? Em grande parte, isso tem a ver com a produção de melanina pelos melanócitos. Quando mais escura for a pele, maior será a concentração de melanina. Ainda assim, as características fisiológicas da pele clara e da pele escura são exatamente as mesmas.

Qual é a real causa das imperfeições?

Com frequência ouvimos falar que a pele escura tem uma maior tendência a sofrer por causa da acne, mas isso não é necessariamente verdade. O número de pessoas de pele clara e de pele escura que procuram a ajuda de um dermatologista para resolver problemas relacionados à acne é o mesmo. "Os fatores são, acima de tudo, hormonais e relativos ao ambiente. O mecanismo é sempre o mesmo: queratinização anormal na abertura da glândula sebácea. O sebo não é secretado de maneira correta, ele se acumula e forma cravos, espinhas e microcistos."

Assim que o sebo começa a se acumular na pele, os poros dilatam-se e a pele começa a se tornar irregular e pode parecer brilhosa e oleosa demais. A vermelhidão fica mais proeminente em peles claras e as lesões epidérmicas superficiais podem causar marcas pigmentadas persistentes em peles mais escuras — essas marcas são conhecidas como hiperpigmentação pós-inflamatória, onde existe uma produção excessiva de melanina. Ainda assim, nem toda pele escura é oleosa. E é por isso que manter a pele hidratada é essencial para evitar marcas esbranquiçadas e desconforto.

Escolha seus produtos para a pele de maneira sábia

Marcas e imperfeições não têm a menor chance se você seguir essas dicas. Acima de tudo, lembre-se de ser gentil com sua pele para que ela continue radiante. Quais produtos os dermatologistas recomendam?

A regra número um é escolher produtos que são apropriados para a pele sensível e são não-comedogênicos. "Isso é essencial, não importa qual seja seu tom de pele. Se sua pele tem tendência acneica, use um gel de limpeza purificante antes de tudo, e trate pontos problemáticos assim que eles aparecerem: se você conseguir prevenir o desenvolvimento de uma espinha antes que ela piore, você conseguirá evitar marcas residuais. Para isso, aplique um tratamento hidratante em forma de gel secativo pontual, que vai prevenir e tratar todo tipo de imperfeição."

Você acha que está precisando de mais ferramentas para lutar contra as manchas e evitar imperfeições? Use um esfoliante suave uma vez por semana se sua pele não fica facilmente irritada. Caso contrário, aplique o produto em intervalos maiores, principalmente se tiver a pele seca ou se sentir muita coceira. Proteja-se sempre do sol o máximo possível. Se sua pele é escura, você pode achar que não precisa de protetor solar, mas não se engane: o sol apenas vai ajudar a "provocar" marcas com mais intensidade. E o que fazer se você já tem algumas espinhas ou cravos? Acima de tudo, nunca toque-os e não tente de maneira alguma espremê-los. "Aplique um tratamento que sirva para isolar a espinha de qualquer tipo de contaminação bacteriana e apenas saia no sol usando protetor solar. Algumas horas já são suficientes para evitar uma infecção secundária e cicatrizes persistentes, que podem ficar até 18 meses na pele escura."

Não importa qual seja seu tom de pele, você irá ter momentos em que aparecerão espinhas e manchas, aqui e ali. Diga adeus às manchas de uma vez por todas conosco.

Leia mais

Cuidado facial

Cinco dicas para prevenir a formação de rugas

As rugas se desenvolvem devido a uma combinação de múltiplos fatores. Para que você possa sair na frente e evitar que elas se desenvolvam, aqui estão nossas cinco melhores dicas… Diga adeus às rugas antes mesmo de elas surgirem!

Leia o artigo

go to top