Os efeitos da poluição na pele
Poluição, mudanças climáticas… esses elementos fazem com que sua pele reaja. Você acha que ela está sem luminosidade? Descubra como combater os efeitos da poluição através da limpeza e de cuidados com a pele.
Nuvens acinzentadas, poeiras, gases incolores, a camada de ozônio… a poluição atmosférica aparece de diversas formas diferentes. Mas o que nós sabemos sobre o seu impacto em nossas peles? A Vichy esclarece tudo sobre sua origem e seus efeitos, além de revelar três gestos de beleza anti-poluição.
O que é a poluição?
Tudo que você deve saber sobre a poluição para melhor compreender seus efeitos sobre a pele está abaixo. Em matéria de poluição atmosférica, podemos distinguir duas grandes famílias:
- os poluentes primários, ou seja, aqueles que são emitidos diretamente por fontes "fixas" (fábricas, sistema de calefação) e também por fontes "móveis" (como aviões e carros).
- os poluentes secundários, como o ozônio, que são obtidos após os poluentes primários serem transformados, sofrendo a ação dos raios solares e do calor.
Por outro lado, podemos observar variações ao longo do dia (a poluição sendo menos importante à noite do que durante o dia), variações sazonais (mais poluição durante o verão devido à camada de ozônio, como pode-se observar na França) ou até mesmo variações geográficas… O resultado? A composição da poluição não é a mesma em todo lugar!
As consequências da poluição em sua pele
Um estudo realizado no México com dois grupos de voluntários, sendo um deles morador de uma zona poluída e o segundo morador de uma zona mais limpa e saudável, mostra claramente os efeitos dos poluentes na pele.
As consequências diretas da poluição na pele que podemos observar são:
- Oxidação da superfície, devido à presença de radicais livres;
- Leve desidratação;
- Sensação de secura e problemas de descamação;
- Pele do rosto sem brilho
Mas nada de entrar em pânico, tudo isso pode ser corrigido… A única condição é que você deve se proteger da melhor maneira.